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Como Inteligência Artificial está mudando o Marketing de Conteúdo


A inteligência artificial (IA) já está influenciando o marketing digital em geral, e o marketing de conteúdo em particular. Mas a verdade é que há muito mais por vir – muitas outras mudanças e melhorias que a IA certamente trará para o marketing de conteúdo.

Neste post do blog, vou explorar algumas dessas mudanças para tentar entender o que o futuro nos reserva – leia mais para descobrir as três maneiras pelas quais a inteligência artificial mudará o marketing de conteúdo.

O que exatamente é inteligência artificial?

Antes que eu possa discutir os efeitos da inteligência artificial – também conhecida como IA, inteligência de máquina e, em alguns casos, aprendizado de máquina – sobre marketing de conteúdo, é importante primeiro entender o que exatamente é a inteligência artificial.

Então, o que é AI exatamente?

É uma área da ciência da computação que enfatiza a criação de máquinas inteligentes que funcionam e reagem como seres humanos. Algumas das atividades que os computadores com inteligência artificial são projetados incluem:

Por exemplo, essa máquina pode ser um carro autônomo: um carro que não precisa de nenhum ser humano para operá-lo a fim de dirigir sozinho. Ou um computador que pode jogar xadrez com você e tomar decisões imediatas conforme necessário. Ou, um simples exemplo diário e algo com o qual muitos podem se relacionar – o conteúdo que a Netflix sugere que você assista (tudo baseado em machine learning).

Em outras palavras, a IA permite que as máquinas aprendam com os dados e usem esse conhecimento para executar tarefas semelhantes às humanas.

E sem surpresa, a AI também já começou a causar impacto no marketing, desde a curadoria de conteúdo até os chatbots – mas como exatamente isso (e será) afetará o marketing de conteúdo?

Conteúdo personalizado

Uma das principais funções da IA ​​é a capacidade de analisar grandes quantidades de dados – e interpretá-los. Essa é uma característica incrível e algo que pode ter enormes efeitos no marketing de conteúdo e até no marketing em geral.

Um desses efeitos é o fato de ajudar os profissionais de marketing de conteúdo a entender exatamente quem estão segmentando. Não de maneira assustadora, mas de uma maneira que muitos consumidores esperam: um estudo do Salesforce, por exemplo, descobriu que 76% dos consumidores esperam que as empresas entendam suas necessidades e expectativas.

Afinal, muitos dos produtos e serviços mais populares da atualidade oferecem experiências altamente personalizadas, como, é claro, a Amazon.

O conteúdo não é diferente de outras formas de marketing quando se trata da necessidade de personalização, os consumidores querem uma experiência personalizada, incluindo apenas o conteúdo diretamente relevante para eles.

Então, como exatamente a inteligência artificial nos ajudará a criar esse tipo de conteúdo?

É tudo sobre os dados e a segmentação: a IA pode absorver grandes quantidades de dados e ajudá-lo a segmentá-los facilmente.

Quando se trata de audiências, a IA pode ajudar você a entender quem exatamente forma seu público, que plataformas eles usam, que outros conteúdos eles leem, que tipos de conteúdo eles preferem e assim por diante.

Construa estratégias de marketing de conteúdo melhores com um assistente de marketing de inteligência artificial

Uma das maneiras que a IA já está impactando fortemente o marketing de conteúdo é com os assistentes de marketing da IA ​​- como a Lucy, da IBM Watson.

A Lucy é uma ferramenta incrivelmente poderosa que os profissionais de marketing podem usar para pesquisa, segmentação e planejamento – e é tão poderosa que pode fazer mais em um minuto do que uma equipe inteira de profissionais de marketing pode conseguir em meses.

Como funciona uma assistente de marketing de IA como a Lucy?

Para começar, Lucy pode absorver e analisar literalmente todos os dados que sua empresa possui, que encomendou ou licenciou. Além disso, uma vez que absorve todos esses dados, você pode fazer qualquer pergunta que possa ter, não importa o quão complexo, e encontrará a resposta para você.

  • Quais regiões eu deveria segmentar primeiro?
  • Que mistura de conteúdo devo criar para o meu público para obter o máximo de resultados?
  • Quais são meus concorrentes até agora?
  • Quais são os principais traços de personalidade do meu público?

Essas são perguntas que as empresas precisam responder para montar uma estratégia que funcione. Mas encontrar essas respostas não é exatamente fácil quando você não tem uma ferramenta como a Lucy ao seu lado. Reunir e interpretar essas vastas quantidades de dados seria uma tarefa difícil, se não quase impossível, sem ajuda.

E as possibilidades de assistentes de marketing como Lucy não terminam aqui:

  • Você pode criar segmentos claros e complexos de seu público-alvo para criar conteúdo altamente personalizado.
  • Planejar suas estratégias de marketing de conteúdo (e outras estratégias de marketing) vendo como diferentes estratégias funcionariam e quais resultados você pode esperar

Sistemas como o Lucy terão um enorme impacto no marketing de conteúdo à medida que se tornarem mais acessíveis e mais populares. Eles ajudarão as empresas a entender melhor seu público-alvo e seus dados em geral e, além disso, ajudarão os profissionais de marketing a criar estratégias mais eficazes, além de ajudá-los a entender que tipos de resultados eles podem esperar.

A Inteligência Artificial assumirá os trabalhos de redação de conteúdo completamente?

Não é de surpreender que, quando se trata de tecnologia tão poderosa, é fácil ficar com um pouco de medo: será que ela vai me tirar o emprego? Todo o conteúdo será escrito por máquinas em alguns anos?

Se a IA puder analisar tantos dados e tomar decisões semelhantes a humanos com base nesses dados – e até decisões possivelmente melhores, já que uma máquina poderosa pode ter muito mais conhecimento do que qualquer humano pode – não pode também escrever o conteúdo, talvez tão bem ou melhor do que um humano pode?

No mundo do jornalismo, isso já aconteceu – já em 2015. Naquela época, a Associated Press publicou uma breve notícia: “A Apple supera as previsões da Street IQ”. A peça poderia muito bem ter sido escrita por um ser humano real – mas se você ler até o final, verá que ela foi realmente “gerada” pela Automated Insights, em outras palavras, foi escrito (ou gerado, se você quiser) por um chamado “jornalista robô”.

A Associated Press não é a única que experimentou o jornalismo robótico (ou jornalismo automatizado), numerosas publicações usam, como o Washington Post, que publicou até 850 artigos gerados pelo seu jornalista robô ao longo de um ano.

Isso pode parecer sombrio para muitos, mas isso não significa necessariamente que a IA está assumindo todo e qualquer trabalho de redação de conteúdo. Em vez disso, esse tipo de tecnologia de inteligência artificial pode ser usado para liberar seu tempo e fornecer todos os dados necessários para que você possa se concentrar na criação de um conteúdo melhor. Ele pode ser usado para automatizar as pequenas tarefas – como a notícia da Associated Press sobre os lucros trimestrais da Apple – enquanto os seres humanos podem se concentrar em escrever o conteúdo mais complexo e sensível.

Conclusão: A IA acabará com os empregos de marketing de conteúdo?

Claramente, a IA rapidamente se tornará uma parte ainda maior do marketing digital. Ele já está assumindo vários aspectos de nossas vidas e até mesmo ameaçando alguns empregos, mas o quanto isso realmente afetará o marketing de conteúdo?

Embora ninguém possa prever o futuro, o presente nos diz que a IA terá um impacto real no marketing de conteúdo – desde a criação de estratégias de marketing incrivelmente detalhadas baseadas em grandes quantidades de dados até a geração automática de conteúdo, os profissionais de marketing começarão a usar cada vez mais Ajude-os a cada passo do caminho.

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